Menu
Sítio de Santo Antonio
Casa Grande e Capela

(Capela e Casa Grande)

Um patrimônio histórico estimado por personalidades

O valor histórico da Casa Grande e Capela de Santo Antonio pode ser atribuído a vários fatores. Desde a data de construção, em 1681, até a importância de seus ilustres proprietários: Fernão Paes de Barros, Barão de Piratininga e o escritor modernista Mário de Andrade, este último adquiriu e doou os imóveis ao Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1947. Ao doar o imóvel, o escritor fez uma exigência: ser o zelador deste patrimônio enquanto estivesse vivo. Sua intenção era tornar a Casa Grande um local de repouso para os artistas brasileiros.  

Capela e Casa Grande são tesouros da arquitetura

A riqueza arquitetônica da Casa Grande e Capela de Santo Antonio já foi objeto de estudo e teses acadêmicas. O arquiteto Lucio Costa foi um dos primeiros profissionais renomados a identificar as manifestações de arte genuinamente brasileira que o local apresenta. Quando descoberta em 1937, quase metade do prédio da Casa Grande já havia ruído, mas ainda houve condições para os técnicos e historiadores constatarem os padrões tradicionais característicos dos três primeiros séculos de ocupação do planalto paulista: paredes de taipa de pilão; armadura da cobertura formada por cumeeira, espigões e frechais apoiados ao longo das paredes, caibros que se prolongavam para fora do edifício sustentando largos beirais; poucas e pequenas portas e janelas feitas em canela e ainda calçadas de pedras irregulares e chão batido.

A restauração da Capela e Casa Grande foi feita realizada durante quase toda a década de 40. Em 1965 o interior da Capela sofreu uma nova intervenção para a reconstituição dos tabuados do altar-mór. No início dos anos 90 foi necessário um novo estudo para a conservação dos elementos decorativos da capela que vinham sendo deteriorados pela ação dos raios ultravioleta

A natureza enaltece a história torna a visita mais agradável

O conjunto arquitetônico formado pela Casa Grande e Capela de Santo Antônio estão inseridos numa paisagem concebida para valorizá-lo. A grama, a água e a mata ao redor das duas construções tornam a visita ao local muito mais agradável.

Serviço

Onde fica?  Estrada Mário de Andrade Km 08 (totalmente asfaltada)

Quanto custa? Visita gratuita

Quando visitar?  Sábados, domingos e feriados das 9h30 às 16h

Infra-estrutura? Estacionamento e sanitários

Recomendações: Não utilizar flash ao fotografar o interior da Capela

Serviços disponíveis: visita monitorada sob agendamento

Outras informações: exploração turística é feita sob supervisão do IPHAN

 

Prefeitura da Estância Turística de São Roque / SP

Endereço:
Rua: São Paulo, nº 966 CEP: 18135-125
Telefone: 
(11) 4712-5664 (11) 4784-9630  (11) 4784-9616   
© Copyright Instar E-mail Marketing, E-mail e Sites - 2006-2019. Todos os direitos reservados.